"MATERNAL I - EI-40
Dentro do eixo III: “Preservação do meio ambiente” a turma do EI - 40 aprendeu a importância da preservação das plantas e descobriu também que existem outras formas de defender o planeta da poluição, como a plantação de árvores e plantas. O segmento abaixo realizado no mês de julho, retrata o passo a passo da plantação de feijão, que é um alimento muito rico favorecendo o desenvolvimento sadio.
Mergulhamos no conto de “João e o pé de feijão” – Autor – Para dar início
a nossa plantação. Pois ao contrário do pequeno menino da história que plantou
os feijões inconscientemente, nós sabíamos exatamente o gostaríamos de fazer.
Após a história manuseamos uma caixa surpresa. O que será que tinha lá dentro? As hipóteses foram muitas: um gigante, ovo, galinha, chocolate... As crianças palpitavam ansiosamente e alguns até ficaram com receio de sentir o que havia dentro da caixa...
O suspense foi interrompido, descobrimos que na caixa estavam simplesmente os feijões mágicos do João. Agora estava tudo certo sabíamos exatamente o que tínhamos que fazer com aqueles feijões mágicos...
E sabíamos mesmo, tratamos
logo de plantar nossos feijões, pois sabíamos que pequenas atitudes em defesa
do meio ambiente fazem toda a diferença!
Prevenir acidentes é
essencial para manter a saúde. Por isso
no eixo I o EI-40 aprendeu
brincando e degustando as posturas que devemos ter no transito...
Primeiro observamos a
disposição do transito através das figuras. Onde ficam os carros, onde as
pessoas podem atravessar e para que serve as linhas no chão e o semáforo.
Sinal vermelho! Agora
podemos atravessar e sempre de mãos dadas com um adulto. Brincamos de
atravessar a rua respeitando sempre o sinal, as carros e a faixa de transito.
Cantamos a musica do cd “Xuxa só para baixinhos 1” - “Tem que parar, olhar o sinal, olhar para um
lado e para o outro para atravessar!”
Antes de preparar nossa
gelatina, conferimos onde cada sabor se encaixava nas leis do transito...
Agora sim! Fomos para o
refeitório preparar nossas gelatinas. Preparamos cada uma, colocamos para gelar
e depois do almoço pudemos finalmente experimentar...
A alimentação saudável pode
ser sim gostosa e também divertida e o maternal provou isso...
Brincamos com as figuras
das frutas, ao som de “Salada de frutas” do cd
“XSPB 10 – faixa 7”
o maternal prestava atenção em cada fruta cantada pois quando a música parasse
tinha pegar no chão a imagem da ultima fruta dita....
No refeitório provamos cada
cor e cada sabor das frutas. Que delícia!!!
E no final do dia...
Brincamos de jogo da memória dos alimentos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário