Produções Teatrais


Não basta falar de cultura, ela deve fazer parte do nosso cotidiano, é por este motivo que a Creche Renascer valoriza todo tipo de manifestação cultural.

Trazemos para o nosso espaço espetáculos que são produzidos por nossos ''amigos da creche'', nossos educadores.

Delicie-se com nossas produções teatrais!!!!


Trabalhamos com projeto todo ano, onde a leitura e as manifestações culturais são nossa prioridade. A equipe da CRECHE RENASCER produz uma peça teatral anualmente com : iluminação, efeito sonoro, trilha musical, cenários, vestuários, maquiagem, criação do texto, etc. É muito legal. Pois todos participam: funcionários de apoio, educadores, direção e a equipe do Teatro Municipal do RJ - setor cenografia- que tem suas instalações dentro da comunidade. A equipe do Teatro Municipal sempre nos ajuda com figurinos, dicas na cenografia e retalhos de tecidos. Este pequeno projeto teatral está sempre acompanhando nosso Projeto Anual ,pois a escolha do tema da peça sempre está baseada em um subtema do projeto e tem como objetivo principal levar o teatro até as crianças. Procuramos trazer para nossos alunos o "clima" de teatro, com cortina principal, plateia, bilheteria e ingresso (que não é cobrado) feito por eles. A peça sempre é apresentada em outubro em comemoração ao mês da criança e os preparativos começam em junho. Produção de texto, leitura, escolha de elenco, marcação de palco, ensaio das músicas e danças, produção do cenário e musical, direção e produção executiva da peça requer a divisão de toda a equipe em diferentes grupos e um cronograma que começa em junho, tem seu ponto alto em outubro com a apresentação. Porém o trabalho com as crianças começa bem antes com atividades feitas pelas crianças de expressão corporal e de encenação de pequenos textos, às vezes feito por eles às vezes reproduzindo histórias de livros já conhecidos em forma de teatro de fantoche. O medo a alguns personagens é trabalhado com as crianças que assumem a brincadeira de ser bruxa, lobo, mula sem cabeça, boi da cara preta e que acabam sendo desmitificado. Também fazemos visita a Central Técnica de Produções da Fundação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Como o espaço é pequeno somente os pais representantes de cada turma e do CEC são convidados a assistirem. Ainda não conseguimos a participação dos responsáveis na produção da peça. Talvez, quem sabe este ano??!! È muito trabalho, mas muito gratificante vermos as carinhas alegres expressando emoções com o decorrer da peça. Eles “vivem” e participam da história.




A Festa da estrelinha 

No ano de 2012 com o Projeto CRESCER SAUDÁVEL: RENASCER DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL trabalhamos as atitudes sócias e na formação de indivíduos conscientes e responsáveis, conhecedor de seu papel na sociedade e na diferença que faz quando ele é um cidadão atuante e transformador. Então estrelamos a peça “FESTA DA ESTRELINHA”, escrita pela Professora Telma Regina Souza Coutinho – PEI de nossa Creche. No inicio da peça a protagonista, Estrelinha, decide convidar ,para o seu aniversário, personagens dos contos de fadas que geralmente são excluídos das comemorações por serem considerados malvados e os auxiliar a se conscientizar sobre suas atitudes negativas, buscando uma mudança de comportamento que gera aquisição de hábitos mais saudáveis (tema também abordado em nosso projeto), garantido qualidade de vida.

A madrasta (bruxa) da Branca de Neve, ao invés de perseguir a princesa, passou a se dedicar à culinária e montou uma doceria com confeitos de maçã. O lobo mau parou de atormentar os porquinhos e a chapeuzinho vermelho e passou a trabalhar um prol à preservação de sua espécie e até se casou formando família. A madrasta da Cinderela e suas filhas, adquiriram hábitos de higiene, aprenderam a manter sua casa limpa tornando-se útil, passaram a prestar serviços à comunidade como “As Empreguetes”, o que gerou fama e notoriedade ao grupo que passou a fazer shows.





Apresentação de 2012

Teatro de Sombras



Apresentação de 2011


Saltimbancos


Apresentação de 2010


Deu a Louca nos Contos de Fada


Apresentação de 2009


Chapeuzinho Vermelho


Apresentação de 2006